quarta-feira, 1 de abril de 2015

Biblioteca do Ano - Câmara Rio-Grandense do Livro



Ainda não recebemos o convite oficial, mas por telefone, o vice-presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Eliandro Rocha, comunicou a homenagem que a Biblioteca Fábrica do Saber irá receber, dia 22 de abril, às 19h30, no Centro Cultural CEE Érico Veríssimo (Rua dos Andradas, 1223), em Porto Alegre. A biblioteca foi escolhida Biblioteca do Ano, pela Câmara Rio-Grandense do Livro. A homenagem faz parte da Semana do Livro, promovida pela entidade: 

"A Câmara Rio-Grandense do Livro promove, desde 2005, no mês de abril, a Semana do Livro, com a adesão de parceiros de várias regiões do Estado, que aceitam o desafio de realizar atividades que coloquem o livro e a leitura em destaque, no período. A iniciativa marca a passagem do Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril - nascimento de Monteiro Lobato) e do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor ( 23 de abril falecimento de Cervantes e de Shakespeare).

O ponto culminante da Semana é a solenidade pelo Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, em que a CRL homenageia pessoas e entidades que se destacaram pela realização ou apoio a ações em prol do livro e da leitura no ano anterior. Assim, fazem jus a troféus a Personalidade do Ano, a Biblioteca do Ano e até cinco pessoas físicas ou organizações, na categoria "Amigo do Livro". E, na mesma solenidade, são homenageados os profissionais vinculados a empresas associadas à CRL que tenham completado 25, 35 ou 50 anos consecutivos de dedicação ao setor livreiro. A partir de 2010, a Semana do Livro, que está inserida no Calendário de Eventos de vários municípios gaúchos, passou a ocorrer de 18 a 24 de abril.

A origem do Dia Mundial do Livro

A instituição desta data pela Unesco internacionalizou uma antiga tradição da Catalunha, onde, em 23 de abril, comemora-se o Dia de São Jorge padroeiro daquela província espanhola e recorda-se o falecimento do escritor Miguel de Cervantes, ocorrido na mesma data, em 1616. De acordo com o costume catalão, os livreiros entregam uma rosa juntamente com cada livro vendido neste dia e muitas pessoas presenteiam com livros e rosas seus amigos e familiares. Uma rosa por São Jorge, um livro por Cervantes, este é o lema. A partir de 1995, a Unesco estendeu sua homenagem ao escritor inglês William Shakespeare, também falecido em 23 de abril de 1616, e passou a estimular os estados-membros a desenvolverem iniciativas próprias nesta data. Atualmente, autores, editores, professores, livreiros, meios de comunicação e bibliotecas, entre outros profissionais e entidades, mobilizam-se, em todo o mundo, para que o livro esteja na pauta do dia." (informação do site da CRL - http://www.camaradolivro.com.br/projetos.php)

Estamos muito felizes com a indicação do espaço para receber essa homenagem tão especial durante a Semana do Livro. Agradecemos a escolha e principalmente a todos que ajudam na manutenção da Biblioteca, a Secretaria de Educação de NH, a EMEF Nilo Peçanha, aos doadores de livros (distribuidoras, escritores, comunidade) e as pessoas que frequentam o espaço diariamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário